Os 17 Melhores Recursos do Google Meu Negócio

Os 17 Melhores Recursos do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, agora conhecido também como Perfil da Empresa no Google, é uma ferramenta gratuita onde uma empresa pode criar uma ficha, que resumidamente, é um perfil da empresa dentro da ferramenta de buscas do Google.

O objetivo dessa ferramenta é ajudar empresas locais a aumentarem sua visibilidade online, oferecendo uma presença digital robusta e relevante na rede de pesquisa do Google e do Google Maps.

Ficam disponíveis para as pessoas visualizarem informações como:

  • Nome comercial da empresa.
  • Endereço e localização no mapa do Google.
  • Categoria da Empresa(Ramo de atuação).
  • Descrição da empresa.
  • Serviços oferecidos pela empresa.
  • Horário de funcionamento e horários especiais.
  • Área de cobertura.
  • Número de telefone
  • WhatsApp e link de agendamento online.
  • Links de redes sociais.
  • Catalogo de produtos categorizados.
  • Avaliações e opiniões de outros clientes.
  • Perguntas e respostas sobre o negócio.
  • Imagens e vídeos.
  • Informações de acessibilidade, comodidades, opções de agendamento online, idiomas de atendimento, etc…

Existem alguns excelentes recursos que o Google Meu Negócio possui, mas não são de conhecimento do grande público, alguns destes recursos são fatores de posicionamento importantes para o perfil ficar à frente de concorrentes nos resultados de pesquisa.

Com base nisso, criamos uma lista com os principais recursos que podem auxiliar na otimização da ficha de seu negócio, melhorando o posicionamento e captando mais clientes locais.

Observação:

O Perfil da Empresa no Google é apresentado de maneira diferente no computador e no smartphone, esse artigo usará imagens visualizadas através de um computador para explicar cada um dos recursos citados.

Confira os principais recursos do Google Meu Negócio:

1 - Categoria Principal

A categoria principal do perfil da empresa no Google, é um dos fatores mais importantes para a classificação e a visibilidade nos resultados de pesquisa local. 

Ela tem que estar de acordo com o ramo de atuação principal do negócio e ser relevante para as pesquisas que os usuários podem realizar.

2 - Link do site

Ter um website informado no Perfil da Empresa no Google pode aumentar a pontuação de relevância e de posicionamento nos resultados de pesquisa. Isso acontece porque ao ter um site vinculado ao perfil, todas as informações do website são coletadas e relacionadas ao perfil local.

Com isso, informações do website podem aparecer destacadas em negrito juntamente com as informações do perfil, ou seja, quando alguém estiver realizando uma pesquisa local no Google e o website conter esse termo de pesquisa, o perfil do Google pode aparecer nos resultados com essa informação em negrito destacada, aumentando as chances de interação com o Perfil.

Esse tipo de funcionalidades faz partes das Justificativas, no qual veremos mais detalhes logo abaixo.

3 - Justificativas

As justificativas são informações de complemento exibidas nos resultados de pesquisa do Google Meu Negócio quando se pesquisa por serviços ou produtos de empresas locais.

Essas informações adicionais são destacadas em negrito com o objetivo de explicar por que uma determinada empresa está sendo exibida para o termo de busca específico.

Em mais de 50% dos casos, os resultados da pesquisa local do Google incluem informações de complemento (justificativas). Essas justificativas em destaque permitem que as fichas subam nos resultados e aumentem a taxa de interação.

O Google puxa essas informações complementares (justificativas) de diferentes fontes:

  • O Site da empresa.
  • As avaliações/comentários.
  • Informações dos campos “Serviços” e “Menu”.
  • Postagens do Google.
  • Loja Virtual vinculada no Google Merchant Center.

É muito importante ter o website informado no link do perfil, ter uma boa quantidade de avaliações, preencher da forma mais completa possível o campo de serviços ou de menu e postar regularmente na guia de postagens do perfil, isso aumentará as chances do perfil ser apresentado com alguma justificativa em destaque nos resultados locais do Google.

4 - Tipo da Empresa e Endereço Comercial

O Google Meu Negócio normalmente dá preferência a perfis de empresas com local físico. Isso se deve ao fato de que o Google Meu Negócio é projetado para auxiliar os usuários na descoberta de empresas locais, sendo as empresas com endereços físicos mais relevantes para pesquisas locais.

Se o negócio não atende clientes no seu endereço comercial, o perfil terá que ser configurado como “Empresa de serviço local”, isso vai ocultar o endereço do perfil, mostrando apenas a área de cobertura. Isso é uma regra muito importante na configuração do perfil e pode resultar em suspensão caso seja configurada erroneamente.

Essa configuração é muito usada por prestadores de serviços, mas infelizmente não tem a relevância ou alcance de uma empresa que atende clientes no endereço comercial, aparecendo geralmente com um posicionamento pior do que perfis com endereço físico informado.

A empresa tem que analisar se vale a pena investir em uma estrutura com atendimento local no endereço somente para ter um bom posicionamento nas buscas locais do Google. Geralmente, esse tipo de estratégia pode não compensar, mas a empresa tem que considerar que o seu perfil no Google dificilmente vai se posicionar bem ou ficar à frente de concorrentes, caso esteja configurado apenas como “Empresa de serviço local”.

5 - Área de Cobertura

A opção "Área de Cobertura" no perfil da empresa no Google Meu Negócio é uma funcionalidade projetada para empresas que prestam serviços, fazem entregas ou visitas em uma determinada região.

Essa funcionalidade possibilita especificar as áreas geográficas (bairro, cidade, estado) em que a empresa opera, proporcionando uma maneira de informar aos potenciais clientes sobre a extensão dos seus serviços.

Isso permite que o perfil da empresa apareça nos resultados de pesquisas de outras regiões na área de cobertura informada, possibilitando mais oportunidades de captar clientes.

Algumas considerações importantes sobre a área de cobertura:

  • É possível ter até 20 áreas de cobertura.
  • Os limites da sua área geral não devem ultrapassar duas horas de distância (de carro) da região onde a empresa está localizada.

Observação: Sempre informe a área de cobertura real da empresa para evitar suspensões.

6 - Horário de Atendimento

Segundo alguns estudos recentes de classificação de empresas locais nos resultados de pesquisa, o Google está dando preferência a apresentar nos primeiros resultados somente empresas que estejam abertas no horário da pesquisa.

Embora não haja um consenso atual sobre o assunto, informar corretamente o horário de atendimento, especialmente em horários especiais, pode ser uma boa estratégia para aparecer na frente de concorrentes nas pesquisas.

Lembrando que o Google é bastante severo em suspender perfis que estão com horário de atendimento errado, principalmente negócios que informem atendimento 24 horas.

7 - Categorias Adicionais

O Google Meu Negócio oferece a opção de informar outras categorias referentes ao ramo de atuação da empresa. Isso ajuda o Google a apresentar o perfil da empresa em pesquisas locais que estejam relacionadas a estas categorias adicionais.

A inclusão de categorias adicionais pode aumentar a visibilidade do perfil da empresa para diversos termos de pesquisa relacionados. Por exemplo, uma pizzaria pode ter "Pizzaria" como categoria principal, mas também pode incluir categorias secundárias como "Restaurante Italiano" ou "Delivery de Pizza", abrangendo assim uma variedade mais ampla de pesquisas pertinentes.

Ao escolher categorias adicionais, é fundamental garantir que elas sejam relevantes para o negócio e reflitam com precisão os produtos ou serviços que são oferecidos.

8 - Botão de contato destacado

Existe uma opção no Perfil da Empresa no Google para ativar um botão de contato que fica destacado na ficha do negócio, é uma maneira eficaz de incentivar a interação dos clientes e receber mensagens.

O texto do botão difere com base no ramo do negócio, em algumas fichas, o texto do botão pode ser "Solicitar Orçamento", "Entrar em Contato", "Fazer uma cotação”, etc...

Existem algumas particularidades sobre esse botão e a forma de receber as mensagens, somente alguns ramos de negócios são compatíveis, mas esse botão pode ser uma bela porta de entrada para receber mensagens de potenciais clientes.

9 - Catálogo de produtos categorizados

Catálogo de produtos é uma funcionalidade que permite que empresas mostrem seus produtos de forma categorizada diretamente nos resultados de pesquisa do Google e Google Maps.

É possível introduzir nome do produto, imagem, preço, descrição e um link redirecionando os usuários interessados para uma página de vendas ou para falar diretamente por WhatsApp.

10 - Link de agendamento

O link de agendamento não aparece de uma forma muito destacada, mas é ótima opção para estimular clientes potenciais a entrarem em contato.

Muitos perfis colocam um link direto para o WhatsApp da empresa com uma mensagem pré-determinada para identificar a origem da mensagem, é uma ótima estratégia.

11 - Link de avaliação manual

Antigamente, as avaliações eram um dos principais fatores de ranqueamento, mas ainda hoje desempenham um papel significativo na construção da reputação online da sua empresa e influenciam na decisão dos clientes.

Perfis de empresas com uma boa quantidade de avaliações passam mais confiança e tendem a receber mais visitas ou solicitações de contato.

É possível gerar um link de avaliação manualmente e enviar esse link para clientes avaliarem o negócio, ajudando de certa forma a posicionar melhor a ficha do negócio nas recomendações do Google.

12 - Postagens

As postagens no perfil da empresa no Google Meu Negócio são uma forma eficaz de compartilhar informações e envolver-se diretamente com os clientes que descobrem sua empresa nos resultados de pesquisa local ou no Google Maps.

O recurso é visualmente interessante e pode ajudar a atrair mais clientes para seu negócio postando novidades, ofertas, promoções e também criando conteúdo para ajudar no ranqueamento orgânico e local.

Informações das postagens também podem aparecer em negrito juntamente com as informações do perfil como já mencionamos acima sobre as justificativas, por isso, é importante manter um cronograma de postagens, informando palavras-chave relacionadas ao modelo de negócio.

13 - Links de Redes Sociais

Sim, é possível adicionar links de redes sociais no perfil da empresa no Google. Isso proporciona aos clientes uma maneira adicional de se conectar com a sua empresa e acompanhar as atividades nas redes sociais.

Visualizando pelo computador, as pessoas podem ver os links das redes sociais na parte inferior dos detalhes do perfil, logo abaixo da descrição. No smartphone os links das redes sociais aparecem ao clicar no item do menu “Sobre”.

14 - Métricas de Desempenho

O Google Meu Negócio oferece uma seção de métricas de desempenho que fornece dados sobre como os clientes interagem com o perfil da sua empresa.

As métricas que podem ser consultadas são:

  • Interações no Perfil da Empresa.
    • As interações são ligações, mensagens, agendamentos, solicitações de rotas, cliques, entre outras ações, feitas no seu Perfil da Empresa no Google.
  • Número de visualizações dos produtos.
  • Número de pessoas que visualizaram o Perfil da Empresa.
  • Número e termos de pesquisa que mostraram o Perfil da Empresa nos resultados da pesquisa.
  • Número de chamadas feitas no Perfil da Empresa.
  • Número de mensagens enviadas no Perfil da Empresa.
  • Número de agendamentos feitos no Perfil da Empresa.
  • Número de solicitações de rotas feitas no Perfil da Empresa.
  • Cliques para acessar o site no Perfil da Empresa.

Essas métricas são valiosas para entender a visibilidade online da sua empresa, o engajamento dos clientes e outros insights importantes.

15 - Fotos e Vídeos

Esse é um dos recursos mais subestimados do Google Meu Negócio. Postar fotos e vídeos do local de trabalho, da equipe, do dia a dia da empresa, é uma prática importante para fornecer uma representação visual atraente e informativa da sua empresa aos clientes em potencial e pode aumentar as chances de obter uma classificação mais elevada do que outros perfis sem imagens.

16 - Perguntas Frequentes

O recurso de Perguntas e Respostas no perfil da empresa no Google permite que os proprietários de empresas e a comunidade em geral interajam para fornecer informações úteis e esclarecer dúvidas dos clientes.

Com uma lista de perguntas e respostas informadas no perfil, além de gerar credibilidade, pode poupar um tempo precioso, evitando que pessoas entrem em contato somente para ter alguma dúvida respondida.

17 - Detalhes

Os detalhes são informações adicionais referentes a acessibilidade, comodidades, público e políticas da empresa.

Veja alguns exemplos dessas informações:

Acessibilidade:
  • Tem assento com acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas.
  • Tem banheiro acessível a pessoas em cadeira de rodas.
Comodidades:
  • Tem banheiro de gênero neutro.
Opções de serviço:
  • Oferece agendamento on-line.
  • Serviços disponíveis no local.
  • Idiomas de atendimento.
Planejamento:
  • Necessário fazer agendamento.
Público:
  • Empresa que acolhe a comunidade LGBTQ+
  • Espaço seguro para pessoas transgênero.

Visualizando pelo computador, as pessoas podem visualizar essas informações na parte inferior dos detalhes do perfil, logo abaixo da descrição. No smartphone essas informações aparecem ao clicar no item do menu “Sobre”.

Principais Fatores de Ranqueamento do Google meu Negócio

Agora que já conhecemos os princiapis recursos do Google Meu Negócio, podemos analisar quais são os principais fatores que podem elevar a posição de um perfil de empresa nos resultados de pesquisas.

Segundo pesquisas e estudos dos sites AONE SEO, Search Engine Land e Whitespark, sites especialistas em posicionamento de páginas e negócios no Google, os principais fatores de ranqueamento no Google Meu Negócio, atualmente são:

  1. Categoria Relevante e categorias adicionais informadas.
  2. Link do site.
  3. Endereço físico na cidade de pesquisa.
  4. Força do perfil (Preencher todas as informações recomendadas pelo Google)
  5. Avaliações positivas do Google.
  6. Proximidade do negócio com a localização do usuário que realiza uma busca.
  7. Fotos do GMB.
  8. Produtos ou Serviços.
  9. Horário de atendimento.
  10. Postagens regulares do GMB.

Todo mundo deseja que o perfil de sua empresa no Google fique bem ranqueado nos resultados, então é recomendado sempre ficar atualizado sobre os fatores de classificação do Google Meu Negócio que costumam mudar anualmente.

Dicas Finais

Evite fazer alterações de informações nos campos do nome da empresa, endereço, telefone e categoria principal da ficha, ao alterar as informações desses campos, podem ocasionar uma suspensão temporária ou ter que fazer uma nova verificação do perfil.

Caso tenha interesse em criar uma ficha no Google Meu Negócio mas está com dúvidas sobre o processo de criação, oferecemos um serviço para isso, para mais detalhes clique Aqui!

O que achou? Já testou algum desses recursos em sua ficha? Conte pra gente nos comentários!

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Saulo Meneghel
Autor

Saulo Meneghel

Programador e Consultor SEO. Sou especialista em desenvolvimento de sites focados em conversão e posicionamento de negócios no Google. Publico novidades e artigos sobre tecnologia e marketing nesse blog e também em minhas redes sociais!

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